KAHLOS - UM EXERCÍCIO CÊNICO
Fotos de Gilson Shimabuku
A pintora mexicana Frida Kahlo teve uma vida permeada por sofrimentos físicos e emocionais, fortemente retratada em seus quadros e mais ainda em seu diário pessoal, escrito nos anos de 1944 a 1954, anos esses onde a artista esteve mais reclusa, devido ao agravamento das sequelas do grave acidente sofrido aos 17 anos. A escrita visual e visceral, a dor ou a intensa alegria de viver, o amor e as atribulações do seu casamento com Diego Rivera, expressos em suas páginas, inspiram “Kahlos, um exercício cênico”, concebido a partir do estudo aprofundado de “O Diário de Frida Kahlo, um auto retrato íntimo”.
No palco, um retângulo recortado por luzes convida a plateia para vivenciar o espetáculo próximo à dupla de atores. Essa proximidade, permeada por uma dramaturgia não linear, que privilegia as emoções e uma trilha sonora emocionante, composta apenas por músicas interpretadas por Elis Regina, faz do espetáculo uma viagem sensível e poética pelos “mundos internos” de Frida Kahlo.
A concepção shivaísta proposta por Milton F. Verderi e interpretada por Vanessa Cornélio, como Frida, e Halen Felix, como Diego, foge do conceito tradicional do teatro, colocando a plateia no palco, tornando-se parte do cenário. Essa proximidade torna o espetáculo ainda mais sensível e poético.
FICHA TÉCNICA
Adaptação, tradução, direção, cenografia:
Milton F. Verderi
Elenco : Vanessa Cornélio e Harlen Félix
Figurinos: Grupo Kahlos
Adereços: Tida Rico e Grupo Kahlos
Projeto de iluminação: Milton F. Verderi
e Tiago Mariusso
Maquiagem: Grupo Kahlos
Sonoplastia: Milton F. Verderi
Operador de Luz: Tiago Mariusso
Operador de Som: Milton F. Verderi
Produção: Milton F. Verderi e Grupo Kahlos
Fotos: Nathalie Gingold